A escola foi criada pelo Decreto de Lei nº853/63 da Secretaria de Educação, deu início de suas atividades pedagógicas no dia 16 de março de 1964, com a denominação de Ginásio Industrial Vidal Ramos Júnior, em pleno período ditatorial, comandado por militares, a educação era marcada pela introdução de tecnicismo que visava à profissionalização. Lages vivia um período próspero, o ciclo da madeira e expansão industrial.
No início o colégio só a tendia alunos do sexo masculino, mas na década de 70, começou a receber alunos do sexo feminino. Embora não comprovado documentalmente, há quem diga que a arquitetura do colégio foi idealizada pelo arquiteto Oscar Nyemaier. Foi ampliado por outro engenheiro local, para atender as demandas daquele período de expansão. Possui em sua estrutura três mosaicos idealizados por Martinho de Haro, sendo um verdadeiro patrimônio histórico e cultural.
Atualmente o Cedup Industrial de Lages oferece cursos pós-médio, sendo eles: Técnicos em Mecânica, Eletrônica e Eletrotécnica e os cursos de Ensino Médio Integrado á Educação Profissional (EMIEP), sendo estes, em Mecânica e Eletrotécnica. Os cursos são ofertados nos períodos matutino no horário de 07h55min as 11h55min, período vespertino das 13h30min as 17h30min e noturno das 18h30min as 22h, de segunda a sexta-feira respectivamente.
Sua área de abrangência contempla os municípios que pertencem à Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), composta por 18 (dezoito) municípios.
Atende a uma clientela heterogênea, com alunos da zona urbana e rural, idades variadas e de diferentes classes econômicas, sendo a idade mínima de 16 anos para o ingresso na escola.