Avaliação Institucional CEDUP

Texto por: Siena Ferreira.

Fotos por: Siena Ferreira.

A Avaliação Institucional  é um dos mecanismos de gestão democrática do CEDUP Industrial de Lages.

Através desta avaliação a escola detecta seus pontos fortes e fracos, sob a ótica dos estudantes, que desta forma, auxiliam a gerenciar o educandário.

Durante este processo os alunos se posicionam através de questões abertas quanto à esfera administrativa da escola (direção, coordenação, secretaria, estágio, MEA e demais setores), quanto à esfera pedagógica (laboratórios, didática de aula) e quanto as questões gerais que a turma queira trazer sugestões, críticas ou elogios.

PASSO A PASSO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:

Passo 01: Os estudantes realizam a avaliação institucional, em sala, sem a presença/interferência de qualquer servidor da escola. O processo avaliativo aconteceu entre os dias 09 e 10 de abril de 2019 para alunos dos cursos pós-médio e no dia 07 de maio de 2019 para alunos do EMIEP;

Passo 02: Direção e Professores Coordenadores de Curso fazem a leitura das avaliações e traçam estratégias para solucionar todos os itens expostos pelos alunos;

Passo 03: Os problemas administrativos são repassados aos setores em reunião administrativa, fato ocorrido neste CEDUP em 22 de abril de 2019, no período vespertino;

Passo 04: Os problemas pedagógicos mais comuns são pontuados em Conselho de Classe, fato ocorrido em 22 de abril de 2019, no período noturno e na manhã de 17 de maio de 2019, no Conselho de Classe Participativo do EMIEP;

Passo 05: Os problemas pedagógicos individuais são tratados pela Direção e Professor Orientador de Curso de forma particular com cada profissional citado; e

Passo 06: A devolutiva para as turmas é feita em sala de aula, o professor da aula se ausenta, permanecendo em sala apenas os estudantes e o Professor Orientador de Curso junto a uma Orientadora Pedagógica, processo iniciado em 26 de abril de 2019 com as turmas do noturno.

Neste feedback para as turmas, o Professor Orientador de Curso repassa quais os encaminhamentos tomados para cada demanda pontuada pela turma. Nenhuma reivindicação fica sem resposta, podem existir problemas que até a data não tenham sido solucionados, porém a escola já está ciente do acontecimento e as estratégias para sua resolução já estão traçadas, em alguns casos a resposta é rápida, já em outros ela é mais lenta.

Segundo o Professor Orientador de Curso Iriberto Neto “este processo avaliativo traz melhorias apontadas pelos estudantes, e muitas vezes eu posso não ser a mudança, mas posso ser o promotor da mudança, auxiliando em melhorias futuras para a instituição.”

Conforme o estudante Anderson Rodrigo Pereira, do 2° módulo de Mecânica “esta avaliação é benéfica e gera resultados. Cada aluno tem uma forma de aprender, alguns são cinestésicos, outros visuais e também tem os auditivos, então poder avaliar a metodologia de ensino auxilia a turma e também o professor.”

Fotos: Siena Ferreira.