CEDUP Notícias – Coopetição Elétrica
Texto por: Siena Ferreira.
O CEDUP Industrial de Lages sempre buscou, através de jogos de integração entre estudantes e professores, aproximar o corpo docente do corpo discente, e estimular o apoio mútuo entre estes dois grupos.
Em meio a suspensão das aulas presenciais de todas as Unidades Escolares de Santa Catarina, através de decreto estadual, devido à pandemia COVID-19, percebeu-se uma baixa integração dos estudantes tanto no sistema de ensino não presencial, quanto com os professores. Desta forma, surgiu a ideia de implantar a gamificação da educação, a fim de obter uma maior participação dos estudantes, integrando-os entre as turmas e com os professores.
Estudar jogando ativa a curiosidade, a criatividade, a cooperação, a competição, o espírito de equipe, o protagonismo e a liderança estudantil.
O termo Coopetição se refere a um método inspirado na Teoria dos Jogos que une cooperação e competição com o objetivo de incentivar as pessoas a atuarem juntas e a desenvolverem uma competitividade saudável.
Esta foi uma estratégia de gamificação da educação para atingir 100% dos estudantes das turmas 1°01, 1°02, 1°03, 2°01 e 3°01, em um único projeto, envolvendo usuários do Google Sala de Aula e do Material Impresso, ou seja, todos os estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica do período noturno.
Ao total 10 equipes de jogadores participaram do game. Essas equipes foram divididas em 06 equipes integradas entre os 1°s módulos e 04 equipes integradas entre o 2° e o 3° módulo.
A Coopetição Elétrica foi dividida em 03 missões: missão inicial, missão principal e missão bônus. Sendo que as missões ocorreram como fases de um videogame, sendo impossível avançar, sem a execução da tarefa inicial.
Foram premiadas 02 equipes, sendo 01 equipe integrada de 1°s módulos e 01 equipe integrada de 2° e 3° módulo.
O prêmio foi patrocinado pelo Centro Automotivo Irmãos Neto.
A Coopetição Elétrica atingiu o seu objetivo e através desta estratégia de gamificação muitos estudantes que estavam inativos tanto no Google Sala de Aula, quanto no Material Impresso foram alcançados e se tornaram protagonistas neste momento educativo.
Para acompanhar todos os detalhes da Coopetição Elétrica é só acessar o Facebook do CEDUP Industrial de Lages, lá tem a composição de cada equipe, o avatar ou logo dos times e a execução das missões que foram lançadas.
Esta gincana virtual foi idealizada e desenvolvida pelo Professor Orientador de Curso da Eletrotécnica: Iriberto Neto e pela Técnica em Atividades Administrativas: Siena Ferreira e aprovada pela Gestora Angela Poletto.
Texto por: Siena Ferreira.
O CEDUP Industrial de Lages sempre buscou, através de jogos de integração entre estudantes e professores, aproximar o corpo docente do corpo discente, e estimular o apoio mútuo entre estes dois grupos.
Em meio a suspensão das aulas presenciais de todas as Unidades Escolares de Santa Catarina, através de decreto estadual, devido à pandemia COVID-19, percebeu-se uma baixa integração dos estudantes tanto no sistema de ensino não presencial, quanto com os professores. Desta forma, surgiu a ideia de implantar a gamificação da educação, a fim de obter uma maior participação dos estudantes, integrando-os entre as turmas e com os professores.
Estudar jogando ativa a curiosidade, a criatividade, a cooperação, a competição, o espírito de equipe, o protagonismo e a liderança estudantil.
O termo Coopetição se refere a um método inspirado na Teoria dos Jogos que une cooperação e competição com o objetivo de incentivar as pessoas a atuarem juntas e a desenvolverem uma competitividade saudável.
Esta foi uma estratégia de gamificação da educação para atingir 100% dos estudantes das turmas 1°01, 1°02, 1°03, 2°01 e 3°01, em um único projeto, envolvendo usuários do Google Sala de Aula e do Material Impresso, ou seja, todos os estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica do período noturno.
Ao total 10 equipes de jogadores participaram do game. Essas equipes foram divididas em 06 equipes integradas entre os 1°s módulos e 04 equipes integradas entre o 2° e o 3° módulo.
A Coopetição Elétrica foi dividida em 03 missões: missão inicial, missão principal e missão bônus. Sendo que as missões ocorreram como fases de um videogame, sendo impossível avançar, sem a execução da tarefa inicial.
Foram premiadas 02 equipes, sendo 01 equipe integrada de 1°s módulos e 01 equipe integrada de 2° e 3° módulo.
O prêmio foi patrocinado pelo Centro Automotivo Irmãos Neto.
A Coopetição Elétrica atingiu o seu objetivo e através desta estratégia de gamificação muitos estudantes que estavam inativos tanto no Google Sala de Aula, quanto no Material Impresso foram alcançados e se tornaram protagonistas neste momento educativo.
Para acompanhar todos os detalhes da Coopetição Elétrica é só acessar o Facebook do CEDUP Industrial de Lages, lá tem a composição de cada equipe, o avatar ou logo dos times e a execução das missões que foram lançadas.
Esta gincana virtual foi idealizada e desenvolvida pelo Professor Orientador de Curso da Eletrotécnica: Iriberto Neto e pela Técnica em Atividades Administrativas: Siena Ferreira e aprovada pela Gestora Angela Poletto.