Guabiroba – a árvore do Novo Ensino Médio

As escolas da rede estadual de ensino receberam uma muda de árvore para ser plantada no pátio escolar. A Coordenadoria Regional de Educação de Lages escolheu a Guabiroba como símbolo do Novo Ensino Médio para a região serrana de Santa Catarina.

Guabiroba (também conhecida como gabiroba)

Nome científicoCampomanesia xanthocarpa
Família: Myrtaceae
Utilização: empregada para tabuado em geral, para confecção de instrumentos musicais, agrícolas, lenha, carvão, cercas e cabos de ferramentas
Coleta de sementes: os frutos são comestíveis e são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, durante os meses de novembro a janeiro.
Fruto: Amarelo, arredondado, de aproximadamente 2 cm, contendo até 4 sementes.
Flor: branca.
Crescimento da muda: médio.
Plantio: Mata ciliar, áreas abertas ou sub-bosques, pomares domésticos e arborização urbana.

A informação acima foi extraída da página: https://apremavi.org.br/guabiroba-um-gostinho-inconfundivel/

A ficha técnica da guabiroba remete também a formação dos nossos estudantes do Novo Ensino Médio, pois uns serão eletricistas, outros serão mecânicos industriais, mas também poderão ser músicos, ferramenteiros e tantas outras profissões as quais desejarem. E a formação dos estudantes ocorre sempre em dezembro, mês de formação do fruto da guabiroba.

A ação simbólica do plantio foi realizada pela turma do 2° ano EMIEP de Eletrotécnica com apoio da Professora Joyce de Oliveira, Professora Orientadora de Biologia.

♫ Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto ♫

Coração de Estudante ( Milton Nascimento / Wagner Tiso)