Gestão Democrática

A gestão democrática escolar é um processo amparado legalmente nos Planos de Educação, a nível estadual e nacional, para a escolha do Diretor(a) Escolar através de consulta pública à comunidade escolar.

O Plano Nacional de Educação (PNE) que é uma lei em vigência desde 2014 estabelece metas para 10 anos, e a Meta 19 se propõe a:

“Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto”. (BRASIL, 2014)

E o Plano Estadual de Educação traz em suas diretrizes, mais precisamente no item VI a “promoção do princípio da gestão democrática da educação pública”. (Santa Catarina, 2015)

Conforme critérios estabelecidos pela Comissão Eleitoral, a eleição do PGE ocorrerá na próxima segunda-feira (25/10/2021).  

No CEDUP Industrial de Lages existem dois Planos de Gestão Escolar (PGE), de Karla Lima e de Laércio Júnior, e o CEDUP promove aqui a divulgação de ambos, em ordem alfabética, para apreciação da comunidade escolar.